quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ithaym




Acima, o esqueleto da hoje nova estação, abaixo Ruínas extintas da antiga estação do Itaim. O progresso é o aprefeiçoamente de uma história que ele joga no buraco da história. É uma página virada de muito de nós.


O nome original do bairro se escrevia com Y e tinha outro significado na lingua dos Guaianazes, a tribo que habitava essa região, depois quando entrou um I em seu lugar, a a indígena palavra contínuou com a mesma pronúncia mas se tornou a pedra pequena.

A chegada dos portugueses é datada do século XVII, até hoje podemos admirar a casa colonial de 1620, abandonada, como todo o patrimônio deste país! São 400 anos de um processo histórico sem volta e é preciso que tomemos consciência de qua fazemos parte disto e que, portanto, devemos e temos a obrigação moral de participar ativamente dessa construção do bairro, de entendê-lo, de aperfeiçoá-lo, enfim, influir nos rumos dele para que toda comunidade itaiense possa desfrutá-lo da forma amis consciente e feliz possível, é este nosso objetivo.

Quantas vezes passamos pelos lugares e olhamos sem enchegar nada, nossa visão esta mecânica, viciada. Queremos sensibilizar o gesto de olhar o bairro, ver alí o brilho que o caracteriza, perceber seus traços, o que o marca e o que o torna o que ele é.... vamos encher os pulmões com os ares revigorados de Itaim, o último bairro deste lado da Zona Leste.


Marcel

2 comentários:

Olhares sobre a Pedra Pequena disse...

Marcel! Eu como moradora e colaboradora deste projeto venho aqui demonstrar a minha empolgação com esta idéia de resgate de locais e pessoas, de tantas histórias cobertas de poeira que estão por vir... Vamos agitar!

Olhares sobre a Pedra Pequena disse...

Gritar muito paloma, e tomar muito própolis pra garganta porque ela vai doer de tanto nossas cordas vocais ecoarem por ai.